Testes com caminhões autônomos nas ruas da Califórnia.

Testes com caminhões autônomos nas ruas da Califórnia.

Os reguladores da Califórnia propuseram medidas para permitir aos fabricantes de veículos testar pequenos caminhões autônomos de entrega em estradas públicas, informou o Departamento de Veículos Motorizados (DMV) do estado americano na última sexta-feira (12).

Empresas como Waymo, que pertence à dona do Google, e a Uber já desenvolvem esse tipo de tecnologia para transporte de cargas e fazem testes em outros estados.

A ideia na Califórnia é que as empresas possam experimentar nas ruas veículos de entrega autônomos que pesem menos de 4.500 kg, desde que tenham autorização aprovada do regulador.

Não ficou claro se esses veículos de entrega serão obrigados a ter um motorista de segurança durante o teste, como é exigido para carros autônomos que são testados no estado.

Testes com caminhões autônomos nas ruas da Califórnia.

O regulador realizará uma audiência pública em sua sede em Sacramento no próximo dia 30 de maio, para reunir informações sobre os regulamentos propostos.

Atualmente, 62 empresas têm licenças válidas para testar veículos autônomos com um motorista de segurança nas estradas públicas da Califórnia, um dos estados que mais incentivam as experimentações com essa tecnologia.

Fonte:
https://g1.globo.com/carros/caminhoes/noticia/2019/04/15/california-propoe-liberar-testes-com-caminhoes-autonomos-pequenos-nas-ruas.ghtml