Google e JBL lançam caixa de som com assiste de voz no Brasil

Google e JBL lançam caixa de som com assiste de voz no Brasil

Google e a fabricante de dispositivos de áudio JBL lançaram nesta segunda-feira (15) dois modelos de caixa de som com conectividade ao Google Assistente, o assistente de voz da empresa.

Os modelos Link 10 e Link 20 da JBL chegam por R$ 1.199 e R$ 1.499 e permitem conexão com o sistema de automatização Google Home. Assim é possível conectá-los a outros dispositivos do Google, como o Chrome Cast, além de televisores, lâmpadas, aspiradores de pó autônomos e outros dispositivos que funcionam com conexão a assistente de voz.

 

  • Google amplia funções do assistente de voz em smartphones de olho no próximo 1 bilhão de usuários

 

O Google apresentou as diversas funcionalidades durante evento de Casa Conectada, que aconteceu na manhã desta segunda-feira. Nele, a empresa mostrou como é possível conectar todos esses dispositivos com comandos de voz a partir do Assistente.

Entre os parceiros estão fabricantes de televisores, como TCL, Samsung, LG, e Sony — que agora atualizou os dispositivos com conexão ao assistente para funcionar também em português. Lâmpadas inteligentes da Philips e o aspirador de pó conectado da iRobot também podem ser incorporados ao sistema da Google. Na JBL, a diferença entre os dois aparelhos diz respeito à potência de som e duração da bateria.

Com os lançamentos , o Google começa a mirar as residências. A concorrente Amazon já está testando a assistente Alexa no Brasil e também o "smart speaker" Amazon Echo no país. O Google, que conta com um dispositivo semelhante, o Google Home, preferiu vir ao país com os dispositivos parceiros e não confirmou a chegada do aparelho próprio no Brasil.

Segundo dados da empresa de pesquisas Berg Insight, em 2021 cerca de 327 milhões de casas estarão conectadas a pelo menos um dispositivo.

Uso de dados

O Google afirma que os dados dos usuários só são utilizados a partir do momento em que o comando de voz “Ok, Google” é dado.

“Os dados que nós coletamos não são de forma indefinida, só de maneira momentânea, para que o Assistente possa entender o que a pessoa quer fazer e dar uma resposta sobre isso, mas eles não são armazenados”, disse Alessandro Germano, diretor de desenvolvimento de negócios do Google na América Latina.

Segundo o executivo, a interação só acontece a partir do momento do comando de voz, que ativa o aparelho e o Assistente.

Disponível em português desde 2017, o Google Assistente está disponível em aparelhos celulares Android e para download em celulares com sistema operacional iOS. São mais de 1 mil parceiros e 1 milhão de interações possíveis.

Atualmente são mais de 1 bilhão de aparelhos conectados ao assistente pessoal da empresa, em 80 países e 30 idiomas.

Fonte:
https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2019/04/15/google-e-jbl-lancam-primeira-caixa-de-som-com-assistente-de-voz-no-brasil.ghtml